24/07/2017 - PREFEITURA REALIZA REUNIÕES DE DIAGNÓSTICO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO COM A POPULAÇÃO

126

A Prefeita Municipal Cecília Petrina, na semana de 17 a 21 de julho, promoveu as reuniões setoriais para discussão e elaboração do Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Itiúba (PMSB).

A empresa Tônus Sistemas Sustentáveis, contratada para realizar o plano em Itiúba, conduziu as reuniões junto ao Comitê Executivo, dividindo todos os presentes em grupos para responderem algumas questões no levantamento de dados. No segundo momento, um representante de cada grupo ia até a frente ler de maneira objetiva as suas respostas, a respeito da coleta de lixo, armazenamento e tratamento de água no município, entre outros assuntos pertinentes. A partir deste estudo, que constatou a realidade do município, serão elaborados os planos de melhorias que constarão no PMSB. “O diagnóstico é a primeira etapa do processo e tem como objetivo traçar um perfil dos sistemas de saneamento em operação no município para que seja elaborado um plano de melhorias que contemple o município de maneira satisfatória, por no mínimo, 20 anos”, destacou o professor Dr. Edgard Machado, diretor executivo e economista da Tônus. O PMSB abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.

Para a prefeita Cecília este é um momento muito importante para  a cidade “Estamos empenhados em resolver a questão de esgotamento em Itiúba e também de todo saneamento da cidade. O Plano Municipal de Saneamento vem de encontro a nossa proposta de qualidade de vida e saúde para a população.  Tudo o que estiver ao nosso alcance nós faremos. Agora estamos fazendo da maneira correta, com planejamento e estudos adequados para que as próximas gerações não sofram com falta de água e infraestrutura. O PMSB será um forte aliado neste processo”, afirmou Cecília.

As próximas reuniões do Plano Municipal de Saneamento serão divulgadas posteriormente.

VEJA MAIS FOTOS