Telefone: (074) 3546-1144
NOTÍCIAS
28/07/2017 - PREFEITURA REALIZA 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


[...]

A Prefeita Municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social que tem como gestora da pasta Rosineide Dias, apoiou a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira, dia 25 de julho, no Centro Santa Bernadete, de suma importância para identificar os rumos que devem ter os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do município, a Conferência teve o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes para criação do Plano e propostas para os SUAS.

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social, o encontro contou com a participação de mais de 240 participantes, sendo eles usuários, sociedade civil, conselheiros de assistência, trabalhadores do SUAS, servidores municipais, associações, e demais autoridades. Na ocasião, aconteceu ainda a apresentação Cultural da Filarmônica 1º de Janeiro, e do Serviço de Convivência dos Idosos.

Na abertura do encontro compuseram a mesa, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Maria Mercedes Marín Del Castillo, a Prefeita Municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho, a secretaria de Assistência Social Rosineide Dias, a secretária de Educação Joelma Sousa, o Chefe de Gabinete Abel Bispo, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Raimundo Alves, o representante da Secretaria Estadual de Assistência Social.

(SAS) e coordenador da Vigilância Social do Estado José Bartilotti Neto, a Coordenadora do CREAS e representante dos trabalhadores do SUAS Márcia Maria Bispo Nascimento, a usuária dos serviços de Assistência Social Fernanda Carneiro.

Para fomentar o debate e implementar as discussões, os participantes puderam acompanhar uma palestra descontraída com o representante da Secretaria Estadual de Assistência Social.

(SAS) e coordenador da Vigilância Socia, José Bartilotti, que de forma sistemática apresentou a política da assistência social no município de Itiúba, seus avanços, desafios e a importância da participação popular para que o município possa atingir as suas metas sociais.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da 9ª Conferência e palestra central, os participantes se dividiram em 4 grupos para discutirem os eixos temáticos para elaborar o relatório final, que será disponibilizado ainda essa semana, para o conselho.

O eixos temáticos são:

  • A proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
  • Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
  • Acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais.
  • A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia de direitos socioassistenciais.

Logo após a discussão dos grupos as propostas foram levadas para a plenária, para aprovação, e seguindo os trabalhos, foram eleitos os delegados que irão representar o Município de Itiúba na Conferência Estadual de Assistência Social.

Delegados Eleitos, pela sociedade civil Udenilson Batista do Carmo (titular) e Marcelo Pinto dos Santos (suplente), e pelo poder público Rosineide Barbosa Dias (titular) e Maria Gorete Batista de Oliveira Sousa (suplente).






VEJA MAIS FOTOS









Prefeitura Municipal de Itiúba - Todos os Direitos Reservados - Telefone: (074) 3546-1047
Desenvolvimento: Sérgio Costa