02/08/2017 - GOVERNADOR RUI COSTA INAUGURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ASSINA ORDEM DE SERVIÇOS PARA RECUPERAÇÃO DA BA-381

[...]

A Prefeita Municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho e o vice prefeito José Francisco dos Santos Filho tiveram a honra de dar todo o suporte para receber o governador Rui Costa no município de Itiúba.

Centenas de itiubenses caminharam com o governador Rui Costa, do local do pouso no estádio do município até a Praça da Matriz, onde foi realizada a solenidade oficial. O evento contou com apresentações culturais, fanfarra e mostra de trajes típicos das quadrilhas juninas.

O principal objetivo da visita do governador era assinar a ordem de serviço para a recuperação e pavimentação da rodovia BA-381, mas o povo itiubense foi contemplado com muitas outras obras.

Dentre elas, a entrega de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água, “a placa que a gente descerrou aqui é de um investimento de mais de R$ 6 milhões, um empréstimo que o governo tomou para fazer 49 quilômetros de tubulação, 37 quilômetros de adutora e mais 12 de rede de distribuição. Hoje a gente está inaugurando este sistema que traz água da Barragem de Ponto Novo. Também assinei autorização para levar água para mais três localidades rurais e ampliar a estação de tratamento de esgoto de Ponto Novo”, explicou Rui.

Na ampliação do Sistema de Abastecimento Simplificado de Água que atende Itiúba, foram investidos R$ 6,19 milhões. Os serviços fazem parte da obra de Ampliação do Sistema Integrado (SIAA) de Senhor do Bonfim.

O governador entregou ainda uma caçamba, adquirida por meio de uma emenda parlamentar do deputado Zezéu Ribeiro (in memorian), que foi lembrado durante a solenidade especialmente pelo Deputado Federal Daniel Almeida que em seu discurso destacou as grandes ações do Governo Rui e comentou a carreira política de Zezéu, que faleceu em 2015 e continua sendo lembrado. Uma faixa foi colocada com a frase “Zezéu, lá do alto você ainda lembra de nós! Itiúba agradece.”

Os pequenos agricultores rurais da região também foram beneficiados com a autorização para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural celebre convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva e do Pró-Semiárido. O investimento é de R$ 1,178 milhão. “A Bahia é o estado brasileiro que tem o maior número de agricultores familiares, são 700 famílias, cerca de 3 milhões de baianos sobrevivendo da agricultura familiar. Se esses agricultores produzirem mais, com uma qualidade maior, eles vão ganhar mais dinheiro e gastar no comércio da cidade, que vai se desenvolver e empregar mais. Eu acredito que a Bahia fica mais forte quando a gente ajuda os agricultores”, concluiu o governador.

E finalmente, depois da incansável busca da Prefeita Cecília em dar início às obras nas estradas, o governador assinou a ordem de Serviço para a recuperação e pavimentação da rodovia BA-381, que liga Itiúba às cidades de Filadélfia e Cansanção, além da construção de uma ponte de 90 metros. “É um investimento grande em um momento ímpar, que a região precisa e merece. Cada baiano está sentindo orgulho da Bahia, porque outros estados mais ricos não estão conseguindo nem pagar seus funcionários. Nós, além de estarmos com tudo em dia, ainda estamos entregando e anunciando cada dia mais obras”, destacou.

O trecho de 78 quilômetros da BA-381 vai receber investimento de 23,6 milhões e tem importância para 172 mil baianos, especialmente agricultores e pecuaristas, base da economia da região. Acompanharam o governador os secretários da Infraestrutura (seinfra), Marcus Cavalcanti, de infraestrutura Hídrica (SIH), Cássio Peixoto, e de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Rui Costa recebeu vários presentes do povo itiubense, dentre eles uma cesta com produtos exclusivos da agricultura familiar local que foi entregue por Marilene Laranjeira, presidente da COOPAGRI, um cordel muito bem escrito pelo senhor Raimundo do Piroca, contando a história do governador que se mostrou muito emocionado durante a citação, e ainda recebeu em mãos uma colcha de fuxico da Senhora Isabel, a charmosa centenária do Lar dos Idosos. Em sua humildade, o governador mostrou-se muito grato por todos os presentes.

ASCOM - PMI

VEJA MAIS FOTOS