07/12/2017 - PREFEITA CECÍLIA PARTICIPA DE CONSÓRCIO DE SAÚDE NO SALÃO DE ATOS DA GOVERNADORIA EM SALVADOR

[...]

A Prefeita Municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho esteve presente no Salão de Atos da Governadoria em Salvador-BA, nesta quarta-feira (6), onde o governador Rui Costa assinou um Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Saúde das regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim. Duas policlínicas regionais de saúde serão construídas em Jacobina e em Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia. As policlínicas vão beneficiar cerca de 700 mil pessoas, distribuídas em 30 município, incluindo Itiúba.

"Pulverizar recursos afeta a qualidade do atendimento. Regionalizar a saúde é uma estratégia que se mostra eficaz em diversos países desenvolvidos espalhados pelo mundo. É isso que estamos realizando com as policlínicas. Estamos mudando o modo de fazer política pública de saúde na Bahia", afirmou Rui.

Cada policlínica receberá investimentos da ordem de R$ 24 milhões, custeados totalmente pelo Estado. Os recursos serão aplicados em infraestrutura e aparelhos de última geração. Os gastos com a manutenção do equipamento serão divididos entre o governo estadual e os municípios consorciados. "Uma vez estabelecido o consórcio, medidas legais são tomadas, e a obra é licitada e executada em nove meses, em média", explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Em Senhor do Bonfim, o consórcio é formado por Itiúba, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Andorinha, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Nordestina, Cansanção e Queimadas, além de Senhor do Bonfim.

Além da policlínica, serão oferecidos micro-ônibus para levar os pacientes até a unidade de saúde. "Essa policlínica é um importante avanço para transformar Jacobina em um polo de saúde", comemorou o prefeito do município, Luciano Pinheiro. O prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, ressaltou que "a parceria entre municípios e Estado representa uma quebra de paradigma no atendimento à saúde, que muito se esperava na Bahia".

Fonte: SECOM/BA