18/12/2017 - SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA I FÓRUM MUNICIPAL EM COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

[...]

A Prefeitura Municipal de Itiúba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na ultima quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Vereadores, o I Fórum Municipal em Combate ao Trabalho Infantil.

Tendo como objetivo conhecer melhor o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, as Ações Estratégicas e debater a situação do trabalho infantil em nosso Munícipio, analisar o diagnóstico de Itiúba e conhecer a nossa realidade e diante desta prática, envolver intersetorialmente todas as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais secretarias para que juntos estabeleçam critérios de constatação e notificações de casos de Trabalho Infantil e, consequentemente desenvolver ações e intervenções para o enfrentamento desta problemática.

“A intenção não é simplesmente focar no ato de punir a prática de violação dos Direitos das Crianças e de Adolescentes, mas sim planejar e encontrar métodos que possam dar mais oportunidades para essas crianças. Esse evento nos ajudou então, a fomentar ainda mais as políticas que desenvolvemos através das unidades CRAS e CREAS distribuídas em nosso Município, além de podermos ouvir a sociedade e é claro cumprir com as leis estabelecidas em nossa Constituição”, afirmou Gleyce Oliveira – Técnica das AEPETI.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhares de pequenos brasileiros que são impedidos de vivenciar plenamente sua infância e de desenvolver aptidões próprias a sua idade. Desde meados da década de 1990 o Brasil vem desenvolvendo estratégias para a reversão deste triste quadro com resultados positivos, todavia ainda há muito que se fazer até que essa violação dos direitos de crianças e adolescentes seja erradicada.

Na ocasião estiveram presentes a Secretária de Assistência Social Rosineide Dias, as equipes dos CRAS Sede e Rômulo Campos, CREAS, Conselho Tutelar, Primeira Infância no SUAS, SCFV, Bolsa Família, Programa Criança Feliz, Casa dos Conselhos, Casa Lar, representantes da secretaria de Educação, além da Procuradora Geral do Município Drª Eloá Madureira e o Chefe de Gabinete Abel Bispo. Estiveram presentas ainda, representantes da Prefeitura de Queimadas e a Assistente Social Adriana Lima dos Santos, que ministrou a palestra no fórum.