08/06/2017 - PROGRAMA DE ÁGUA DOCE EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA TRAZ PARA ITIÚBA CAPACITAÇÃO PARA OPERADORES DE POÇOS

[...]

Representantes de 7 comunidades da zona rural de Itiúba e comunidades de municípios vizinhos (Santa Luz, Cansanção, Nordestina, Monte Santo e Quijingue) que possuem poços artesianos participaram de um curso de capacitação para operadores de poços, na manhã da última sexta-feira, dia 2 de junho. A atividade, realizada no povoado do Umbuzeiro foi promovida pelo PAD – Programa de Água Doce, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itiúba e Secretaria Municipal de Agricultura.

A Prefeita Cecília Petrina de Carvalho, acompanhada do Secretário de Agricultura Raimundo Costa e da Procuradora do Município Eloá Madureira recebeu em seu gabinete a equipe técnica de orientação para os operadores, Adriano Zeferino, Mateus Almeida e João Paulo Ribeiro.

O programa promove o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, por meio da dessalinização de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais, técnicos e sociais. Em Itiúba, esse sistema está presente em 7 localidades, sendo elas Pedra do Negro, Riacho das Pedras, Morro Redondo, Ponta Baixa, Umbuzeiro, Urubu e Lagoa do Tanque e cada sistema de tratamento terá capacidade para atender em média, de 40 a 50 famílias. De modo simplificado, o sistema purifica a água salobra coletada por meio dos poços.

O curso durou 8 horas, com a parte teórica acontecendo pela manhã e prática no período da tarde.

ASCOM - PMI

VEJA MAIS FOTOS