Acesse também:

Conheça Itiúba | A Prefeitura | Sobre a Prefeita | Sobre o Vice-Prefeito
SOBRE A PREFEITA
Cecília Petrina de Carvalho, ex-freira, professora, advogada, hoje com 71 anos de idade, acumulando muita experiência de vida, sobretudo política, chegou pela terceira vez ao poder, na qualidade de prefeita do município de Itiúba, cidade situada entre o nordeste e norte da Bahia. A vida de Cecília foi uma mistura de missão religiosa e movimentos sociais. Uma militante de mão cheia, por assim dizer. A menina que nasceu na cidade mineira de Barbacena, passou sua infância e parte da adolescência no Rio de Janeiro onde se alfabetizou e com 16 anos tomou a decisão de ser freira da Igreja Católica.

Cecília ganhou a política com boa aceitação popular, inclusive, como a alternativa de boa governança ? baseada em suas duas últimas administrações. Tem caneta na mão, com forte respaldo para corresponder aos anseios da população.

Tem um histórico de lutas, desde que saiu muito jovem do Rio de Janeiro para um Convento em Curitiba, percebeu que queria fazer algo de muito útil pelos mais humildes, partindo para o Norte do país, no outro extremo do país. Morou em Moju, município do Pará, acolhendo e ajudando o povo ribeirinho, inclusive os trabalhadores da Serra dos Carajás, também na Rodovia Transamazônica. Ajudou muita gente, doando seus serviços para a comunidade, ajudando a desenvolver áreas essenciais.

A VINDA PARA REGIÃO NORTE DA BAHIA

Após servir no Pará, Cecília Petrina foi transferida para a Diocese de Senhor do Bonfim, se instalando na cidade de Itiúba, Paroquia de Nossa Senhora da Conceição. Cecília logo passou a advogar, defendendo os assentamentos, unidades quilombolas e de fundo de pasto. Não se desligou das atividades pastorais, muito menos se distanciou de seu compromisso com a Igreja, o que a levou a atuar na Comissão Pastoral da Terra (da Igreja), ainda no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

CARREIRA POLÍTICA

Com tanto contato social, em movimentos voltados para a coletividade, não deu outra, Cecília ingressa na política, tentando por duas vezes ser prefeita; também deputada estadual. Em 2002 bateu na trave, chegando a ocupar a 3ª suplência de uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A cadeira estava esquentando, quando em 2004, Cecília Petrina, com ajuda de várias correntes da comunidade itiubense, especialmente as comunidades rurais, chega pela primeira vez a prefeitura de Itiúba, o que encheu todos de grande esperança em dias melhores.

Com uma administração mais popular e aberta ao povo, conseguiu sua reeleição em 2008. Em 2016, Cecília resolveu filiar-se ao PC do B, e mais uma vez o povo de Itiúba a elegeu. Montou sua equipe, apresentou a sociedade e vem cobrando resultados.